sexta-feira, 31 de outubro de 2008

AMBIENTES VIRTUAIS COMO ALIADOS NA APRENDIZAGEM


No modelo da educação a distância, é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) quem tem o compromisso de realizar a tarefa de auxiliar o sujeito na construção do conhecimento e deve ser traduzido como espaço de interação tanto para quem elabora estratégias de aprendizagem, quanto para quem delas se utiliza. Existem cinco tipos de ferramentas mais usuais para ambiente virtual de aprendizagem: BLOG: local onde se faz um registro diário eletrônico.
WIKI: Sistema que permite criar e editar conjuntamente conteúdos por várias pessoas geograficamente distantes, é um espaço onde pode criar páginas sobre qualquer tema, com arquivos e imagens.
VIDEOCONFERÊNCIA: permite o encontro de várias pessoas, sem a necessidade de deslocamento geográfico, otimizando o tempo e reduzindo os gastos com viagens, permitindo grande interatividade entre um grupo ou pessoa a pessoa, sendo a tecnologia que mais se aproxima da sala de aula convencional.
FÓRUM DE DISCUSSÂO: espaço privilegiado para realização de tarefas, possibilita esclarecer dúvidas, fazer questionamentos permitindo uma visão geral da comunicação.
CHAT: (sala de bate-papo) é um ponto de encontro entre pessoas em ambiente virtual viabilizado pela escrita – geralmente abreviada – em tempo real.

Núbia Schaper Santos

Visitando os sites relacionados a seguir você encontra mais informações.http://www.nonio.uminho.pt/ e http://repositorium.sdum.uminho.pt/

Nenhum comentário: